Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 12h / 13h às 18h

5 dicas para melhorar a saúde das pernas

Postado em: 15/08/2022

A saúde das pernas pode ser prejudicada por alguns descuidos no dia a dia e alguns maus hábitos na rotina. Cultivar o bem-estar dos nossos membros inferiores, porém, faz toda a diferença para a prevenção de doenças e a qualidade de vida de um modo geral, o que pode ser promovido com algumas simples ações.

No conteúdo de hoje vamos mostrar as 5 dicas fundamentais para cuidar da saúde das pernas. O nosso foco estará no sistema circulatório e na prevenção de problemas como a trombose, evitando complicações que geram grandes transtornos. Continue sua leitura e saiba mais!

5-dicas-para-melhorar-a-saude-das-pernas

1. Pratique atividades físicas

As atividades físicas trazem grandes contribuições para nossa circulação. Os exervícios que fortalecem a musculatura, por exemplo, favorecem o retorno venoso e previnem inchaços. As atividades aeróbicas – como a dança e a natação –, por sua vez, contribuem também para o sistema cardiovascular, fazendo toda a diferença para a circulação.

São várias as opções de práticas que você pode adotar, mas é recomendável aliar um pouco de treino muscular, alongamentos e exercícios aeróbicos. Transforme essas atividades em parte da sua rotina e veja os resultados acontecerem!

2. Faça pausas para caminhar

Passar muito tempo na mesma posição – seja sentado ou de pé – traz prejuízos para a circulação nas pernas e pode causar trombose e varizes a médio/longo prazo. Esse é um fator muito importante a se considerar, especialmente com a rotina de trabalho.

Procure fazer pausas para se levantar, se alongar e caminhar um pouco. Uma simples ida ao banheiro – a cada uma hora e meia – ou uma volta pelo ambiente já trazem grandes contribuições.

3. Hidrate-se e cuide da alimentação

A alimentação também faz toda a diferença para a saúde das pernas, favorecendo o seu bem-estar ou trazendo complicações, dependendo do que ingerimos. Assim, tente investir mais em alimentos que fazem bem – e em uma dieta balanceada – e evite os itens industrializados e o açúcar em excesso.

Alguns componentes favoráveis para as pernas são:

  • as frutas, legumes e verduras, que trazem fibras que potencializam a circulação;
  • os alimentos ricos em proteínas – como a soja, o amendoim e as carnes magras –, que contribuem para a massa muscular e para o retorno venoso.

Os alimentos gordurosos, assim como o tabaco, proporcionam o entupimento das veias e aumentam a viscosidade do sangue, o que prejudica a circulação. A hidratação, por outro lado, reduz essa viscosidade e facilita o fluxo sanguíneo.

4. Tenha momentos para relaxar

Algumas atividades que proporcionam relaxamento também contribuem para a circulação. Você pode se deitar com as pernas elevadas, por exemplo, enquanto lê ou escuta uma playlist. Isso contribui para o retorno venoso e para a prevenção da trombose.

Outra alternativa é se fazer uma massagem com cremes ou óleos de hidratação. Os movimentos favorecem a nossa circulação e o relaxamento muscular. Assim, você pode cuidar da saúde das pernas até nas horas de lazer.

5. Procure ajuda profissional

Se você tem algum sintoma de má circulação – como inchaços, câimbras e manchas avermelhadas –, ou se tem histórico de varizes ou de trombose na família, não deixe de se consultar com um profissional. Um bom especialista em medicina vascular ajudará a identificar os problemas no começo, evitando complicações, ou a evitar seu surgimento, garantino o seu bem-estar.

Essas foram as nossas dicas para cuidar da saúde das pernas! Venha saber mais sobre a clínica IVES e conte com nossos profissionais!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.