As varizes ficam doloridas no verão?
Postado em: 05/10/2022
O aumento da temperatura no verão sobrecarrega a circulação. E quem tem varizes sabe: é uma época em que o desconforto aumenta, com aquela sensação de peso e cansaço nas pernas e pés. Podem ocorrer também dores nos membros inferiores, inchaço, câimbras associadas ao ressecamento da pele, coceira e ardência.
Esses sinais reforçam a importância de ter um acompanhamento com médico angiologista ou cirurgião vascular. Eles podem fazer o diagnóstico e receitar o melhor medicamento para controle das varizes, avaliando a possibilidade de algum tratamento específico e até cirurgia.
As varizes são veias dilatadas, tortuosas que se desenvolvem mais frequentemente nos membros inferiores. O surgimento delas tem um fator hereditário importante, e a doença pode ser agravada por certos hábitos de vida como sedentarismo, tabagismo, uso de pílulas anticoncepcionais e obesidade.
Estudos nacionais mostram que 37,5% da população apresenta varizes. Elas surgem a partir dos 30 anos e vão ficando mais frequentes com o envelhecimento. É quatro vezes mais comum nas mulheres do que nos homens.
No calor, mantenha uma boa hidratação e modere o consumo de sal. Evite expor as pernas ao sol e aplique filtro solar se o fizer. Além disso, a prática de exercício físico e manter uma alimentação balanceada são formas de prevenir varizes e de cuidar da sua saúde.
Agende sua consulta na Clínica IVES, especialista em angiologia, cirurgia vascular/endovascular e curativos.