Conheça as vantagens da cirurgia vascular
Postado em: 05/09/2022
O cirurgião vascular atua no diagnóstico e no tratamento clínico de doenças do sistema circulatório, além de realizar operações abertas ou minimamente invasivas quando os métodos conservadores não são suficientes. A cirurgia vascular, para diferentes objetivos, evita uma série de complicações e pode, inclusive, salvar a vida dos seus pacientes.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse tipo de procedimento e as suas vantagens principais. Tenha uma boa leitura!
O que é a cirurgia vascular?
A cirurgia vascular é uma operação realizada para tratar doenças e complicações do sistema circulatório, sendo direcionada a intervenções nas veias, nas artérias e nos vasos sanguíneos. São diversas as doenças que podem ser tratadas por esse procedimento, incluindo entre as mais recorrentes:
- as úlceras,
- as varizes;
- a trombose profunda.
Como funciona a cirurgia vascular?
Os métodos utilizados para a cirurgia vascular serão definidos de acordo com as particularidades de cada doença, podendo envolver a ressecção de veias ou a desobstrução de artérias, por exemplo. Atualmente, a maioria dos procedimentos pode ser feito de uma forma minimamente invasiva, nos quais são feitas pequenas incisões para a introdução de agulhas, catéteres ou stents, entre outros instrumentos cirúrgicos.
O cirurgião acompanha as imagens por meio de um monitor, não precisando fazer uma grande abertura no paciente. Podem ser tratados com essa técnica, por exemplo, problemas de veias entupidas e até mesmo aneurismas.
Quais são as vantagens da cirurgia vascular?
A cirurgia vascular minimamente invasiva traz benefícios como uma recuperação mais rápida e a menor ocorrência de traumas para o paciente. De uma maneira geral, porém, todos os procedimentos cirúrgicos do sistema circulatório trazem suas vantagens para os indivíduos, desde que sejam recomendados por um especialista que tenha se assegurado da sua necessidade. Confira a seguir as principais vantagens da cirurgia vascular!
Melhora do fluxo sanguíneo
As cirurgias do sistema circulatório podem ser feitas para desobstruir ou desentupir veias, artérias e vasos linfáticos, removendo placas de gordura, por exemplo, e garantindo uma boa circulação. Dessa maneira, todos os órgãos recebem a quantidade adequada de sangue e mantêm um bom funcionamento.
Melhorias para a mobilidade
Os problemas circulatórios, como as varizes, trazem grandes complicações para os membros inferiores, prejudicando a movimentação das pernas e a capacidade de se locomover com autonomia. As cirurgias resolvem essas questões e aliviam os sintomas como as dores, as câimbras e a sensação de peso ao se movimentar.
Controle de riscos e complicações
Alguns problemas circulatórios, quando não são tratados adequadamente, trazem graves riscos para o organismo e até mesmo para a vida do paciente — como a chance de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), um infarto do miocárdio ou, ainda, uma lesão que leve à necessidade de amputar um de seus membros. A cirurgia, além de poder tratar dessas complicações, também pode ser feita para evitá-las, trazendo maior segurança e qualidade de vida para o indivíduo. Agora você conhece os benefícios da cirurgia vascular, mas lembre-se que é fundamental contar com um bom especialista para realizá-la. Se você sofre com alguma doença do sistema circulatório, agende uma consulta com um de nossos profissionais e venha conversar!