Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 12h / 13h às 18h

Varizes são perigosas? Quais são os fatores de risco?

Postado em: 28/10/2022

As Varizes são condições muito comuns no público feminino, trazendo uma série de consequências para a qualidade de vida da mulher. Apesar de ser menos frequente, elas também podem afetar os homens, de modo que todos temos que tomar cuidado.

No conteúdo de hoje você vai compreender as consequências das varizes e quais são os seus fatores de risco. Tenha uma boa leitura!

varizes-sao-perigosas-quais-sao-os-fatores-de-riscos

O que são varizes?

As varizes são veias dilatadas que surgem, principalmente, nos membros inferiores, podendo ser visíveis nas pernas dos pacientes. Essa condição apresenta vários sintomas para o indivíduo, incluindo: 

  • inchaço;
  • dores;
  • ardência;
  • coceira;
  • dormência;
  • mudança de coloração da pele;
  • sensação de peso. 

Quais são os riscos das varizes?

As varizes podem romper e causar prejuízos para o movimento dos membros inferiores, dificultando a locomoção do paciente. Elas ainda podem levar à trombose e à formação de coágulos, que dificultam a circulação sanguínea e provocam problemas graves, como:

  •  a embolia pulmonar, que pode inclusive levar à morte;
  • as úlceras no tornozelo, que podem infectar e levar à amputação.  

Quais são os fatores de risco das varizes?

As varizes podem ser classificadas como primárias — quando são hereditárias — ou secundárias — quando são causadas por alguma doença ou condição ao longo da vida. Existem vários fatores de risco para o surgimento desse problema, mas vamos destacar os principais. Confira!

Riscos do público feminino

As varizes já costumam aparecer com mais frequência nas mulheres, mas algumas condições e hábitos podem contribuir para a sua formação. A gravidez, por exemplo, deixa a paciente mais vulnerável para a dilatação das veias, enquanto a pílula do dia seguinte também aumenta as chances ao elevar as taxas de progesterona no organismo. 

Riscos do sedentarismo

Para os homens e para as mulheres, o sedentarismo é um dos fatores de risco principais. A falta de movimentação e de atividades físicas prejudica a circulação sanguínea, favorecendo os danos nas veias e a sua dilatação. Ficar muito tempo sentado, deitado ou de pé — parado no mesmo lugar — é muito comum atualmente, o que tende a ampliar cada vez mais a ocorrência das varizes. 

Para além desses fatores, o histórico familiar, o peso e a idade avançada também são favoráveis para o surgimento das varizes. É importante ter atenção e começar a se prevenir desde cedo, evitando desconfortos e problemas mais graves. 

Como prevenir as varizes?

Para se prevenir contra varizes, é importante melhorar a circulação sanguínea e ter atenção aos nossos hábitos do dia a dia. Caminhe com mais frequência, faça pausas no trabalho para se movimentar e tenha uma boa alimentação, que contribua para um melhor estado do sangue — com menos gorduras e colesterol. 

As meias compressoras podem ser boas aliadas de quem já tem varizes. Para conhecer os tratamentos ideais, porém, é preciso se consultar com um bom profissional.

Conhecer os fatores de risco das varizes é fundamental para nos prevenirmos e adotarmos um melhor estilo de vida. As complicações podem ser evitadas com mudanças simples no dia a dia.

Agora você conhece os fatores de risco das varizes! Se está sofrendo com essa condição, entre em contato e agende uma consulta!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.