Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 12h / 13h às 18h

Homens também têm varizes?

Postado em: 23/11/2022

As varizes, que afetam cerca de 37,5% da população brasileira, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas que surgem nos membros inferiores. São consequência do enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos e de alterações nas válvulas existentes no interior deles.  Apesar de mais comum entre as mulheres, a doença acomete cerca de 30% dos homens, que costumam negligenciar o assunto.

varizes

Essa condição costuma causar sinais como dores, sensação de peso ou cansaço nas pernas, acompanhados ou não de inchaço. O fator genético é o mais importante para o seu aparecimento nos homens, bem como tabagismo e obesidade influenciam no adoecimento das veias.

Com o avanço da idade e o afrouxamento dos tecidos, as varizes tendem a ser mais grossas e visíveis mesmo com a presença dos pelos nas pernas. É só nesse momento que o homem, em geral, percebe que tem o problema. 

A profissão é um fator agravante para as varizes masculinas. Ocupações como dentista, cabeleireiro ou outras que exigem que a pessoa permaneça sentado ou em pé por várias horas do dia levam à piora dos sintomas. A principal complicação das varizes é a flebite, quadro que envolve a formação de trombos dentro das veias dilatadas, sangramento e até o surgimento de feridas. Por isso é importante fazer o diagnóstico e logo seguir para o tratamento.

Mantenha o seu check-up em dia! Entre em contato com a Clínica IVES, especialista em cirurgia vascular, endovascular e radiologia intervencionista.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.