Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 12h / 13h às 18h

O que é, qual o diagnóstico e como tratar a Trombose Venosa Profunda?

Postado em: 13/02/2023

A Trombose Venosa Profunda é uma condição que pode trazer graves riscos para o indivíduo, devendo ser diagnosticada e tratada o quanto antes. É importante adotar bons hábitos para preveni-la e saber identificar seus sinais.

No conteúdo de hoje você vai conhecer as principais características desse problema, seus riscos e tratamentos. Tenha uma boa leitura!

O que é a trombose venosa profunda?

A trombose venosa profunda (TVP) é a condição na qual são formados coágulos (trombos) nas veias profundas, sendo que eles podem se desprender e afetar outras partes do organismo. Um dos maiores riscos dessa condição é a embolia pulmonar, que pode ser fatal, exigindo tratamento imediato.

Os coágulos profundos podem se formar em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nos membros inferiores. As principais causas da TPV incluem passar muito tempo parado — sentado, por exemplo —, o uso de certos medicamentos e maus hábitos como o tabagismo.

Como é feito o diagnóstico da trombose venosa profunda?

A trombose venosa profunda muitas vezes pode ser silenciosa, sendo identificada somente depois de uma complicação. Esse é um dos motivos pelos quais a sua prevenção é tão importante.

Quando há sintomas, porém, os mais comuns são:

  • dores nas pernas;
  • inchaço;
  • o surgimento de edemas na pele;
  • a mudança na coloração da pele, ficando arroxeada ou azulada;
  • a dificuldade para movimentar as pernas;
  • o endurecimento das panturrilhas.

Esses sintomas costumam apresentar uma piora progressiva, se não forem tratados adequadamente. A trombose venosa profunda é diagnosticada pela ultrassonografia com Doppler colorido, que é solicitada a partir da análise das queixas do paciente.

Como é o tratamento da trombose venosa profunda?

O principal tratamento da trombose venosa profunda consiste na utilização de medicamentos para desfazer os coágulos e evitar sua progressão. As meias elásticas também podem ser recomendadas pelo especialista, devendo ser usadas adequadamente no dia a dia.

Nos casos graves ou urgentes, é recomendado um procedimento cirúrgico para tratar o problema. Pode ser colocado, ainda, um filtro na veia cava para evitar que os coágulos causem embolia pulmonar.

Como prevenir a trombose venosa profunda?

Para evitar a TVP, é muito importante se movimentar para estimular a circulação sanguínea. Se você passa muito tempo sentado no seu trabalho, por exemplo, lembre-se de fazer pausas para se levantar e caminhar um pouco pelo ambiente.

A prática de atividades físicas também é uma aliada importante nessa prevenção. Por fim, é importante ter bons hábitos e cuidar bem da Saúde de um modo geral, cultivando uma boa alimentação e evitando o tabagismo. Afinal, tudo isso está interligado com as condições do nosso sangue e a obstrução das veias.

Agora você sabe o que é a “TROMBOSE VENOSA PROFUNDA”, quais são os seus riscos e como você pode evitá-la! Se identificou os sintomas desse problema, não deixe de buscar a ajuda de um profissional.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para marcar uma consulta com um de nossos especialistas, não deixe de entrar em contato!

Leia também:

Como fica a perna após a cirurgia vascular?

Varizes têm cura?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.