O que é bypass na perna?
Postado em: 08/02/2023
A cirurgia de ponte, conhecida também como bypass, trata artérias que apresentam estreitamentos criando um desvio que permite que o sangue circule em torno da área bloqueada. Este desvio é construído através de um enxerto, que pode ser feito de material sintético, ou de parte de outra veia do próprio paciente, normalmente uma veia da perna.
O bypass é recomendado quando a lesão aterosclerótica atinge a aorta, as artérias ilíacas ou artérias da perna. As cirurgias de ponte mais conhecidas são as realizadas nas artérias do coração utilizando a veia safena (ponte de safena).
Este método pode ser utilizado para tratar também a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), caracterizada pelo estreitamento, endurecimento e obstrução das artérias dos membros inferiores. Ela faz com que o fluxo sanguíneo fique prejudicado e gere possíveis complicações. Dessa forma, um tubo é implantado nas artérias da perna ou nos braços para restabelecer a circulação.
É importante destacar que mudanças de estilo de vida são fundamentais para evitar que depósitos de placa voltem a se formar, após uma cirurgia bypass nos membros inferiores. Alguns exemplos incluem: manter uma dieta com baixos níveis de gordura, colesterol e calorias, realizar exercícios aeróbicos regularmente e fazer acompanhamento médico. Tenha pernas bonitas e saudáveis, agende uma consulta na Clínica IVES, especialista em cirurgia vascular e endovascular.