Aneurisma de Aorta: quando deve ser feita a cirurgia?
Postado em: 21/11/2022
Você já ouviu falar no Aneurisma de Aorta? Essa condição pode se iniciar de forma assintomática, mas trazer grandes complicações conforme o seu desenvolvimento.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse problema, seus sintomas e tratamentos. Tenha uma boa leitura!
O que é o Aneurisma de Aorta?
O “ANEURISMA DE AORTA” se trata de uma dilatação na parede de um vaso sanguíneo, o que o torna ao menos 50% maior que o seu tamanho normal. Essa situação pode acontecer em qualquer artéria do organismo, mas é mais recorrente na artéria aorta — que é a maior de todo o corpo humano.
Essa complicação pode ocorrer na região torácica ou abdominal, trazendo graves consequências se chegar ao rompimento. Um dos riscos do Aneurisma de Aorta, por exemplo, é a redução da circulação sanguínea (conhecida como isquemia).
Como é feito o diagnóstico do Aneurisma de Aorta?
Como foi mencionado, o Aneurisma de Aorta, inicialmente, aparece sem a manifestação de sintomas, sendo encontrado por acaso em meio a uma avaliação. Ele pode ser percebido, por exemplo, em uma radiografia ou uma tomografia computadorizada, realizadas com outros objetivos.
Conforme o aneurisma se desenvolve, ele pode trazer sinais como:
- dor abdominal, nas costas ou no tórax;
- pulsação no abdômen;
- sensação de compressão.
Se o aneurisma se romper, serão manifestados sinais intensos, como:
- forte dor abdominal;
- sensação de pontadas nas costas;
- tonturas.
Caso isso venha a acontecer, é necessário procurar um médico imediatamente. Quando existe a suspeita de um Aneurisma de Aorta, são feitos exames como a ecografia e a ressonância magnética.
Qual é o tratamento do Aneurisma de Aorta?
O tratamento do Aneurisma de Aorta depende da sua localização, do seu tamanho e de outras particularidades do paciente, como o seu estado de saúde geral. Quando ele tem menos que 4 cm de diâmetro, é realizado somente um acompanhamento para verificar o seu crescimento.
Esse acompanhamento deve ser realizado, no máximo, com um espaçamento de 6 meses entre as consultas. Quando o aneurisma vem crescendo muito rápido, é importante tratá-lo o quanto antes.
Em algumas situações, podem ser utilizados medicamentos com betabloqueadores, mas quando o aneurisma chega entre 5 cm a 6 cm, a cirurgia é necessária. A operação pode ser tradicional ou endovascular, dependendo da localização da questão.
A cirurgia também é indicada quando o paciente tem muitos sintomas ou m outros vasos sanguíneos são comprometidos. É necessário contar com um especialista em medicina vascular para considerar essas particularidades, identificando o melhor tratamento para o seu caso.
O Aneurisma de Aorta é uma condição delicada, que deve ser levada a sério pelo paciente. Essa condição pode ser altamente fatal, demandando um bom profissional para o seu acompanhamento.
Esperamos ter te ajudado com essas informações sobre o Aneurisma de Aorta. Agora você sabe mais sobre o seu tratamento e quando a cirurgia é necessária. Aqui na clínica IVES você recebe respeito e acolhimento pelo seu quadro. Para agendar uma consulta, é só entrar em contato.
Leia também: