Tem como reverter a neuropatia diabética?
Postado em: 28/09/2022
O excesso de açúcar no sangue característico da glicemia descontrolada em casos de diabetes afeta os nervos, principalmente os periféricos, como os das mãos, pernas e pés. A chamada neuropatia periférica diabética costuma afetar quase 50% dos pacientes com diabetes.
Seus principais sintomas são:
- Formigamento nas extremidades;
- Dor e cãibras;
- Queimação;
- Fraqueza muscular;
- Redução da capacidade de sensação no local (como a percepção do quente ou frio).
Nem sempre os sinais da neuropatia periférica são notados no início. Com a evolução do quadro, a condição pode levar a complicações nos pés, como feridas, úlceras e infecções. Isso porque os danos nos nervos podem fazer com que a pessoa perca a sensibilidade nos pés. Como resultado, o paciente não percebe que os seus sapatos estão causando uma ferida ou machucou os pés.
Se você tem diabetes, suas chances de desenvolver danos nos nervos causados pela doença aumentam à medida que você envelhece e quanto mais tempo você tem essa patologia.
A neuropatia diabética não tem cura e o seu tratamento consiste em evitar que mais nervos do organismo sejam comprometidos com a neuropatia. Assim, medicamentos para o diabetes e mudanças na dieta podem ajudar no controle dos níveis glicêmicos.
Entre em contato e agende uma consulta na Clínica IVES, especializada em angiologia, cirurgia vascular e endovascular, radiologia intervencionista e curativos.