Trombose nos homens é frequente?
Postado em: 19/10/2022
Em geral, os homens demoram para buscar tratamento uma vez que os pelos podem ocultar os vasinhos nas pernas que indicam o estágio inicial do problema. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 30% dos homens brasileiros sofrem com varizes.
Uma das complicações que podem decorrer das varizes é a doença venosa crônica (DVC), que pode se tornar grave caso não seja diagnosticada cedo. Outra evolução possível é a flebite, inflamação com a formação de coágulos no interior dos vasos, capazes de fechar a veia. Isso pode causar dores, inchaço e evoluir para uma trombose venosa profunda.
Não existe diferença entre a trombose que ocorre nos homens e nas mulheres. O que diferencia entre os dois são os fatores de risco. Nos homens está ligada a maus hábitos de vida, como sedentarismo, obesidade, imobilização dos membros inferiores por muito tempo, quando, por exemplo, as pessoas passam horas viajando.
Fator genético, câncer ou doenças cardiovasculares e fumar também aumentam as chances de desenvolver trombose.
Entre os sintomas estão dores, inchaço e vermelhidão em apenas uma das pernas. Ao sentir um desses sinais, busque ajuda o mais rápido possível. É preciso fazer o diagnóstico o quanto antes para evitar complicações como a embolia pulmonar.
A principal linha de tratamento é por meio de anticoagulantes que ajudam a dissolver e evitar a formação dos trombos dentro das veias.
Você sente dores nas pernas? A Clínica IVES oferece consultas em angiologia, cirurgia vascular/endovascular, radiologia intervencionista e realiza curativos. Agenda a sua consulta!