Varizes precisam de tratamento urgente?
Postado em: 14/09/2022
As varizes e os vasinhos atingem cerca de 37% da população brasileira, principalmente as mulheres. Longe de ser apenas um problema estético, eles precisam ser tratados para não evoluírem para quadros mais graves. Para o tratamento, um dos procedimentos mais recomendados é a escleroterapia.
A técnica consiste em injetar um líquido esclerosante dentro da veia com uma agulha fina, provocando uma reação inflamatória e gerando uma cicatriz que obstrui a circulação sanguínea no local. Assim, o sangue buscará novas veias saudáveis e as varizes desaparecerão.
Este procedimento pode ser feito com diferentes tipos de esclerosantes:
- Escleroterapia com substância líquida (glicose): o líquido gerará uma reação química na veia que fará com que ela endureça, fibrose e desapareça naturalmente.
- Escleroterapia com espuma: uma espuma densa de polidocanol e ar são injetados nos vasinhos, causando um processo inflamatório nas paredes das veias, fazendo com que sequem.
- Escleroterapia com laser: feita através de energia luminosa que provoca aumento da temperatura no interior da veia, fazendo com que ela seque e feche.
- O procedimento cirúrgico é indicado para varizes mais grossas, e que geram dor, inchaço nas pernas e ardência, podendo gerar outras complicações.
- Somente um especialista pode recomendar o melhor tratamento para o seu caso.
Agende uma consulta na Clínica IVES, especialista em angiologia, cirurgia vascular e endovascular.