Cirurgia Vascular Aberta

A Cirurgia Vascular Aberta é a forma mais tradicional de cirurgia vascular, sendo realizada com a abertura do corpo do paciente para acessar a área a se tratar.

Esse modelo tradicional vem sendo substituído, pouco a pouco, por técnicas minimamente invasivas e procedimentos mais tecnológicos. No entanto, a cirurgia aberta ainda é necessária em algumas situações. Saiba mais sobre essa modalidade!

O que é cirurgia vascular?

A cirurgia vascular, de uma forma geral, envolve todos os procedimentos cirúrgicos feitos para tratar o sistema circulatório. Aqui não são incluídas somente as cirurgias dos vasos sanguíneos do coração e do cérebro, que são responsabilidade de outras áreas da medicina.

O sistema cardiovascular é composto pelos vasos sanguíneos, que transportam seu sangue por todo o corpo, a partir do bombeamento do coração. Nesse processo, temos as artérias e as veias.

As artérias são responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio do seu coração para os órgãos e tecidos. Já as veias levam sangue, pobre em oxigênio, de volta para o coração.

Os vasos linfáticos são parte do sistema cardiovascular, mas não transportam sangue, e sim a linfa. Esta é responsável por manter o equilíbrio entre os líquidos dos tecidos. Alterações de funcionamento nos vasos linfáticos pode gerar edema e infecções de repetição.

A principal função dos vasos sanguíneos é manter o sangue fluindo e distribuí-lo por todo o corpo. Qualquer anomalia nos vasos sanguíneos, como obstruções, formação de placas de gordura ou mesmo dilatações como em aneurismas de artérias ou varizes, pode gerar sintomas e necessitar de tratamento.

A cirurgia vascular cuida de qual parte do corpo?

Na cirurgia vascular, são tratados os vasos sanguíneos (artérias e veias) e o sistema linfático. Em outras palavras, esta especialidade é responsável por investigar e tratar doenças e diversas condições do sistema circulatório (excluindo os vasos do coração e do cérebro), englobando todas as doenças e condições que podem afetar esta estrutura.

Para que serve a cirurgia vascular?

A cirurgia vascular serve para tratar dos quadros mais simples aos mais complexos de problemas no sistema circulatório — como as varizes, as tromboses e os aneurismas da aorta. A operação é indicada quando os problemas não são resolvidos por métodos conservadores — como o uso de medicação, por exemplo.

A cirurgia também pode ser indicada quando o problema traz altos riscos para o indivíduo ou mesmo em situações de emergência. Existem vários tipos de cirurgia vascular, como a aberta (tradicional), a endovascular e a cirurgia por radiologia intervencionista.

Como é feita a cirurgia vascular aberta?

A cirurgia vascular aberta é feita a partir de cortes com maior profundidade no corpo do paciente. Os detalhes da operação dependem da questão a ser tratada, sendo que em cirurgias das artérias, por exemplo, os cortes são feitos até alcançar essas estruturas, manipulando tecidos que estejam no caminho.

O paciente fica sob o efeito de anestesia geral. Esse tipo de cirurgia ainda é recomendado em alguns casos de aneurisma da aorta e estenose das artérias, por exemplo.

Quanto tempo demora uma cirurgia vascular?

A duração da cirurgia aberta também varia de acordo com o quadro a ser tratado, levando em consideração as particularidades do paciente e suas complicações de saúde. Os procedimentos são mais demorados que os métodos minimamente invasivos, sendo que a operação de um aneurisma da aorta, por exemplo, pode levar de 3 a 5 horas.

Como deve ser o repouso após uma cirurgia vascular?

Em tratamentos mais delicados, como nos casos de aneurisma, o paciente pode precisar ficar internado em uma Unidade De Tratamento Intensivo (UTI) depois da operação. Essa internação costuma levar alguns dias, até que o paciente é transferido para o quarto e depois recebe alta.

Os cuidados em casa também podem variar de acordo com a cirurgia. No tratamento de varizes, por exemplo, é muito importante evitar tomar sol, utilizar a meia de proteção e fazer caminhadas para evitar trombose.

De uma forma geral, é importante fazer repouso, se manter bem hidratado, manter uma alimentação saudável e seguir as orientações médicas.

Quais as principais cirurgias vasculares?

Entre as principais cirurgias, destacam-se:

  • Correção Cirúrgica do Aneurisma de Aorta Abdominal: técnica consagrada em que se realiza a substituição de uma parte da aorta dilatada por uma prótese sintética, através de uma incisão no abdomen e suturas convencionais. A intenção da cirurgia é prevenir o rompimento da aorta e, consequentemente, a morte.
  • Tratamento das Obstruções das Artérias dos Membros: cirurgias realizadas para restaurar o fluxo da sangue dos membros, principalmente as pernas. É conhecida como “ponte de safena”, mas pode requerer o uso de próteses sintéticas.
  • Cirurgia das Carótidas: procedimento realizado com uma incisão no pescoço, com isolamento da artéria carótida. Após, é feita a remoção da placa de gordura que a está obstruindo, com o posterior fechamento utilizando um patch (material sintético biológico).
  • Cirurgia de Varizes: feita sob anestesia local ou raquianestesia, com pequenas incisões. Através de ganchos, o cirurgião remove as varizes. Em alguns casos, necessita-se tratar veias mais profundas, como as veias safenas, que são removidas ou “desativadas” por técnica a laser.
  • Escleroterapia com Espuma: tratamento usado para eliminação de varizes e pequenos vasinhos. Aplica-se uma substância esclerosante em forma de espuma que causa uma irritação na parede das veias e interrompe a circulação por elas.
  • Acessos para Hemodiálise: existem dois acessos: os cateteres, que são subdivididos em dois tipos (curta ou longa permanência), e as fístulas arteriovenosas.
  • Acessos para Quimioterapia: consiste no implante de um cateter central (com a ponta dentro do coração) para a administração de quimioterapia. Desse modo, evita-se que o quimioterápico cause irritação ou trombose em veias do braço, permitindo maior comodidade para o paciente.

Como fica a perna após a cirurgia vascular?

Nos primeiros dias depois de uma operação aberta para a retirada de varizes, podem haver processos inflamatórios e hematomas que são efeitos naturais, sumindo com o passar do tempo. É importante fazer repouso e deixar as pernas elevadas, de forma que fiquem mais altas que a cabeça.

Como já foi explicado, porém, o repouso absoluto não é recomendado — exigindo que o paciente faça caminhadas para ajudar na circulação. É importante trocar os curativos e evitar molhar o local nas primeiras 24 horas.

Quanto tempo de recuperação após a cirurgia vascular?

A recuperação de uma cirurgia aberta é maior que o de uma cirurgia minimamente invasiva. No caso das varizes, o paciente pode levar de 15 a 30 dias para ser liberado para suas atividades normais.

O que comer após a cirurgia vascular?

Uma alimentação saudável é sempre recomendada depois de um procedimento cirúrgico, mas não existem restrições alimentares em casos de cirurgia vascular. É importante ingerir uma boa variedade de nutrientes para fortalecer o organismo e ajudar na recuperação.

Qual a diferença entre cirurgia vascular e cardiovascular?

A cirurgia vascular, como foi explicado, envolve as operações do sistema circulatório com exceção do coração. Essa é uma responsabilidade da área da cardiologia — com procedimentos que devem ser feitos por um cardiologista.

Dependendo da situação, o angiologista e o cardiologista podem trabalhar em conjunto, oferecendo um tratamento multidisciplinar.

Para saber mais sobre a cirurgia vascular, não deixe de entrar em contato conosco. Todas as cirurgias são feitas por especialistas, que compõem o corpo clínico da clínica IVES.


Responsável Técnico
Dr. Seleno Glauber de Jesus Silva
CRM 54.001 / MG
RQE 35.197 / 35.198

Endereço

Rua Bráulio Carneiro, 100
Morro Chic. - Itajubá/MG