Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 12h / 13h às 18h

O que faz um Cirurgião Vascular?

Postado em: 07/01/2022

Você saberia dizer o que faz um cirurgião vascular?

Muitas pessoas têm dúvidas acerca da especialidade de Cirurgia Vascular. E muitos ainda confundem cirurgião vascular com angiologista. Ambos, na verdade, buscam a recuperação do paciente acometido por problemas no sistema circulatório. Entretanto, a habilitação desses especialistas é diferente.

Um cirurgião vascular, além de habilitação para resolver os distúrbios circulatórios de forma clínica ou conservadora (como orientações, exercícios, medicamentos, etc.), é capaz de realizar cirurgias e outros tratamentos invasivos.

O cirurgião vascular constrói relações com seus pacientes, por vezes, por mais de décadas, uma vez que a condição ou doença vascular pode ser crônica e tratada a longo prazo.

Quando artérias e veias estiverem comprometidas, todo o funcionamento do corpo estará fragilizado e afetado. Cabe ao cirurgião vascular realizar intervenções para que o transporte sanguíneo seja restabelecido. 

Os problemas mais comuns que necessitam deste profissional são as oclusões arteriais, a cirurgia de varizes, os aneurismas e acessos vasculares (implantação de cateteres para hemodiálise ou quimioterapia).

Quando eu devo procurar um cirurgião vascular?

O cirurgião vascular é muito procurado por pessoas que possuem dores nas pernas e inchaço. Elas podem ser também encaminhadas por um cardiologista. Assim, geralmente o seu acompanhamento se dá com indivíduos que possuem problemas circulatórios, ou que desenvolveram condições favoráveis ao aparecimento destas doenças.

Portanto, se você é fumante, diabético ou hipertenso, está no grupo de risco para desenvolver algum problema vascular. É preciso que pessoas com estas características busquem este profissional também como forma preventiva, para que não ocorram problemas ainda piores no futuro.

Lembre-se: você pode confiar em um cirurgião vascular para sua saúde a longo prazo e considerar todas as suas opções de tratamento!

Dúvidas? Entre em contato com a clínica IVES!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.