Quais as Vantagens da Radiologia Intervencionista?

A Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica que utiliza técnicas minimamente invasivas para diagnosticar e tratar uma ampla gama de condições. Os procedimentos oferecem muitas vantagens em relação a outras formas de tratamento, incluindo menor risco de complicações, tempo de recuperação mais rápido e maior precisão.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse tipo de intervenção e os seus pontos positivos. Tenha uma boa leitura!

Radiologia Intervencionista

O que é a radiologia intervencionista?

A Radiologia Intervencionista (RI) é uma especialidade médica que utiliza imagens de diagnóstico, como radiografias, tomografias computadorizadas (TC), ressonância magnética (RM) e ultrassonografia (US), para guiar procedimentos minimamente invasivos em diversas partes do corpo. Esses procedimentos podem ajudar a diagnosticar e tratar uma ampla gama de condições sem a necessidade de cirurgia aberta.

A Radiologia Intervencionista é realizada por um médico especializado, que é treinado para usar imagens de diagnóstico para guiar pequenos instrumentos através da pele e para dentro do corpo, com o objetivo de realizar procedimentos que antes só eram possíveis através da cirurgia aberta.

Os procedimentos realizados variam de simples biópsias a procedimentos mais complexos, como a embolização de tumores, a colocação de stents em vasos sanguíneos, a realização de angioplastias e a colocação de cateteres para drenagem de fluidos corporais. A Radiologia Intervencionista também pode ser usada para tratar condições como doenças vasculares, obstruções biliares e doenças hepáticas.

Quais são as vantagens da radiologia intervencionista?

Aqui estão algumas das principais vantagens da Radiologia Intervencionista:

Menos invasiva

A Radiologia Intervencionista envolve procedimentos minimamente invasivos que utilizam pequenas incisões ou punções na pele, em vez de grandes incisões cirúrgicas. Isso significa que os pacientes têm um tempo de recuperação mais rápido, menos dor pós-procedimento e menor risco de infecção ou outras complicações.

Maior segurança

A Radiologia Intervencionista utiliza tecnologia de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou fluoroscopia, para guiar os procedimentos e minimizar os riscos associados. Os médicos especialistas em Radiologia Intervencionista também recebem treinamento rigoroso para minimizar os riscos e maximizar a segurança.

Menos tempo de internação

Devido à natureza menos invasiva dos procedimentos, a Radiologia Intervencionista muitas vezes pode ser realizada em regime ambulatorial, o que significa que o paciente pode retornar para casa no mesmo dia do procedimento. Isso reduz o tempo que o indivíduo passa no hospital e também reduz os custos médicos associados.

Mais precisa

A Radiologia Intervencionista utiliza tecnologia de imagem avançada, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, para guiar os procedimentos. Isso permite que os médicos possam visualizar com precisão as estruturas internas do corpo em tempo real, o que aumenta a precisão do procedimento.

Menor risco de complicações

Devido ao menor grau de invasão e maior precisão dos procedimentos, a Radiologia Intervencionista apresenta um menor risco de complicações do que a cirurgia aberta.

Quando a radiologia intervencionista é indicada?

Nem todos os casos são indicados para Radiologia Intervencionista. A decisão sobre se essa é a melhor opção para um paciente é tomada após uma avaliação médica cuidadosa e discussão com o indivíduo. De um modo geral, porém, aqui estão as circunstâncias em que esse tipo de intervenção é indicada:

  • Diagnóstico: A Radiologia Intervencionista é frequentemente usada para obter amostras de tecido para diagnóstico. Se um paciente tem um nódulo ou uma lesão que precisa ser examinado para determinar se é benigno ou maligno, um médico pode recomendar uma biópsia guiada por imagem. Em outros casos, a Radiologia Intervencionista pode ser usada para ajudar a diagnosticar problemas com fluxo sanguíneo ou outras condições médicas;
  • Tratamento: A Radiologia Intervencionista pode ser usada para tratar uma ampla variedade de condições, como tumores, aneurismas, bloqueios arteriais e veias varicosas. Os médicos consideram o tipo de condição médica, a localização do problema e a saúde geral do paciente ao decidir se a Radiologia Intervencionista é a melhor opção de tratamento.

Os profissionais avaliam cuidadosamente os riscos e benefícios de qualquer procedimento antes de recomendar a Radiologia Intervencionista. Eles consideram o histórico médico do paciente, medicamentos que estão sendo tomados, alergias e outras condições que podem afetar a segurança da intervenção.

A decisão sobre se a Radiologia Intervencionista é a melhor opção de tratamento também depende das preferências do paciente. Os médicos discutem com o indivíduo as opções de tratamento disponíveis, bem como os riscos e benefícios de cada uma delas.

A “RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA” é uma opção valiosa para diagnóstico e tratamento de condições médicas diversas. Com tecnologia de imagem avançada e técnicas minimamente invasivas, ela oferece muitas vantagens para pacientes e profissionais. 

Se você está procurando opções de tratamento, venha conversar com um dos nossos especialistas e descubra se a Radiologia Intervencionista pode ser a melhor opção para você. Não deixe de entrar em contato para agendar um horário!

Leia também:

Jovens podem ter trombose venosa profunda?

Saiba qual a Importância da Aorta para o Bom Funcionamento do Sistema Circulatório

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Seleno Glauber de Jesus Silva Angiologista especialista em Cirurgia Vascular e Angiorradiologia e Radiologia Intervencionista

Se especializou em Cirurgia Vascular pela Comissão Nacional de Residência Médica/MEC e pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. É Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.
CRM – MG 54.001 / CRM – SP 109.888
RQE Cirurgia Vascular


Responsável Técnico
Dr. Seleno Glauber de Jesus Silva
CRM 54.001 / MG
RQE 35.197 / 35.198

Endereço

Rua Bráulio Carneiro, 100
Morro Chic. - Itajubá/MG