Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 12h / 13h às 18h

Qual a relação entre Anticoncepcional e Trombose

Postado em: 05/12/2022

Você já ouviu falar na relação entre Anticoncepcional e Trombose? Esse é um risco que muitas mulheres correm sem ter conhecimento, sendo fundamental se conscientizar.

No conteúdo de hoje vamos explicar esse tema e mostrar como você pode se prevenir. Tenha uma boa leitura!

O que é a trombose?

A trombose é um problema no qual uma veia ou uma artéria é obstruída por um coágulo, dificultando a passagem do sangue. Ela acontece, geralmente, nas pernas e pode ser diagnosticada por exames como o ultrassom, a tomografia e a ressonância magnética.

Os sintomas da trombose incluem a dor na perna, o inchaço, a vermelhidão e a rigidez no local. Essa doença pode trazer complicações e ter graves consequências para o indivíduo, exigindo muito cuidado para ser evitada.

O que são anticoncepcionais?

Os anticoncepcionais são recursos utilizados para evitar a gravidez e, às vezes, as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Eles existem em diversas modalidades, como:

  • os anticoncepcionais de barreira —como a camisinha;
  • os anticoncepcionais hormonais —como a pílula;
  • os anticoncepcionais intrauterinos —como o DIU a base de cobre;
  • os anticoncepcionais permanentes —como a cirurgia de ligadura das trompas.

Os anticoncepcionais hormonais podem ter vários efeitos colaterais, como o aumento de espinhas, a ocorrência de dores de cabeça e até os maiores riscos de depressão, dependendo da sua ação no organismo. Esse é o tipo de anticoncepcional relacionado à trombose.

Qual a relação entre anticoncepcional e trombose?

Os anticoncepcionais hormonais são formados, geralmente, pela progesterona e/ou pelo estrogênio, que interferem nas funções dos ovários para diminuir a produção de óvulos. O estrogênio, porém, pode aumentar a ocorrência de coágulos e prejudicar a circulação do sangue, com o risco de obstruir veias e resultar na trombose.

Quando se formam em uma artéria, os coágulos ainda aumentam os riscos de um AVC e do infarto do miocárdio, colocando a paciente em um estado ainda mais grave. Quando se soltam na corrente sanguínea, os coágulos podem afetar os pulmões e causar embolias. 

Assim, não se trata apenas dos riscos de trombose, mas de uma série de complicações. Os casos de trombose causados por anticoncepcionais são relativamente baixos, mas é importante tomar cuidado para evitar esse acontecimento.

Como evitar a relação entre anticoncepcional e trombose?

Para evitar esses efeitos dos anticoncepcionais, o mais importante é contar com um bom ginecologista, que acompanha os efeitos do medicamento no seu organismo e indica o melhor anticoncepcional para suas particularidades. Os riscos de trombose aumentam quando a paciente já tem algum fator de risco, como:

  • diabetes;
  • problemas circulatórios;
  • prática de tabagismo;
  • problemas de coração;
  • predisposição para a formação de coágulos.

O médico pode indicar métodos não hormonais para quem tem essas condições, ou mesmo para quem quer evitar o consumo de hormônios. A prática de atividades físicas também é um cuidado muito importante para a prevenção da trombose, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Agora você sabe tudo sobre a “RELAÇÃO ENTRE ANTICONCEPCIONAL E TROMBOSE”. Não deixe de tomar os cuidados recomendados!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Se você se identificou com os sintomas de trombose, agende uma consulta com nossos profissionais.

Leia também:

Varizes são perigosas? Quais são os fatores de risco?

Homens também tem varizes?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.